Nós passamos, em média, um terço da vida dormindo, o que quer dizer que o colchão é facilmente a superfície mais usada da casa. Por isso, existem alguns cuidados necessários de manutenção e higienização com o colchão.
“É normal acumular resíduos variados, como ácaros, células mortas, poeira e até suor. Isso sem falar nos acidentes com o xixi das crianças, ou mesmo dos pets não adestrados. Portanto, contar com um bom protetor de colchão, que seja impermeável, pode impedir a permeabilização de líquidos e de odores para o produto”, explica Vanessa Ferraz, Head de E-commerce e Marketplace da BF Colchões.
A higienização com aspirador de pó, uma vez por mês, é indicada para evitar o acúmulo de sujeiras. Além disso, o recomendado é girar o colchão de 15 em 15 dias, para que seja usado por igual.
Veja também:
- Descubra por que você deve aspirar seu colchão o mais rápido possível!
- Colchão não é tudo igual! Veja dicas de experts para comprar o melhor modelo
- Está na hora de trocar seu colchão? Descubra como descartá-lo da melhor maneira!
Contrariando o que muita gente diz, deixar o colchão no sol por muito tempo não é bom, já que os micro-organismos como ácaros, fungos e bactérias adoram o solzinho da manhã para se proliferar.
Dica importante: não faça refeições, nem tome bebidas na cama.
Tipos de higienização do colchão
1. Fazer uma mistura com água, álcool, vinagre ou bicarbonato de sódio, borrifar a 15 cm do colchão e esfregar com uma escova macia, sem agredir as fibras do produto, pode ajudar a clarear e limpar o tecido.
2. Para manchas de sangue, por exemplo, deve-se usar água oxigenada de 10 volumes líquida e retirar com um pano seco a espuma que se forma, eliminando o vestígio da mancha. Quanto antes esse processo for realizado, maiores as chances de eliminar completamente a mancha.
3. Para manchas de mofo e bolor, use um pouco de vinagre em quantidade moderada, porque não se deve deixar o colchão úmido.
4. Caso algum líquido caia no colchão, polvilhe generosamente amido de milho ou bicarbonato de sódio para que o líquido seja absorvido. Deixe agir por algumas horas, esfregue delicadamente e aspire o restante.
5. Existem produtos específicos para limpeza, como xampus para tecidos, higienizadores bactericidas e fungicidas peculiares para tecidos, e até produtos que podem ser adquiridos em supermercados para substituir misturinhas caseiras.
Veja também:
- Como limpar colchão: 3 dicas infalíveis
- Dicas fáceis para limpar o quarto – da cabeceira às lâmpadas
- Como limpar xixi de criança de um colchão – em 6 etapas fáceis!
“Apesar do consumidor conhecer várias formas de limpeza, deve-se atentar às informações contidas nas etiquetas dos colchões ou entrar em contato com a marca fabricante para tirar qualquer dúvida. Nosso time de pós-venda fica a postos para esclarecer qualquer questão que o consumidor tenha. Esse é um dos nossos segredos de sucesso”, avalia Vanessa Ferraz.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br